cubículo blindado ou cabine primaria blindada

Cubiculo blindado ou cabine primaria blindada image
CABINE PRIMARIA BLINDADA OU CUBÍCULO BLINDADO:
O cubículo metálico, auto sustentável e destinado a proteger o conjunto de medição e proteção, adquirido e instalado pelo consumidor. Pode ser de construção ao tempo, blindado ou abrigado, em função das condições locais. - Conforme NBR-14039.

POTÊNCIA:
Instalação externa, semienterrada, fixada sobre base de concreto, para acondicionamento de transformador de distribuição das classes 15kV e 25kV, até 300KVA, com ventilação natural e Medição Indireta em Baixa Tensão.

DETALHAE DO CUBÍCULO BLINDADO:
Deve ser delimitado um espaço ao redor dos transformadores, por meio de cerca com tela de arame zincado 12BWG e malha de 50mm ou muro de proteção, conforme desenhos 9 e 10. Estes desenhos indicam sugestões para casos típicos. No caso de cubículo blindado, em que o transformador não fica exposto, sempre que possível, deve ser instalada cerca ou muro.

PRATELEIRA PARA TP’S E TC’S DE MEDIÇÃO:
Prateleira metálica, destinada a suportar os transformadores de corrente e potencial do conjunto de medição na média tensão, quando instalado em recinto fechado, adquirida e instalada pelo consumidor.

QUADRO DE MEDIÇÃO:
Quadro de madeira ou metálico destinado à fixação do conjunto de medição, inclusive chaves, conforme item 11.1.4, e instalado pelo consumidor. Vide desenhos.

POSTO DE TRANSFORMAÇÃO:
É o conjunto constituído pelo transformador, chaves de proteção em média tensão, para-raios e demais acessórios.

POSTO DE TRANSFORMAÇÃO AO TEMPO:
Posto de transformação instalado em poste ou plataforma, sem abrigo das intempéries que possam afetar o fornecimento de energia

CARACTERÍSTICAS ESTRUTURAIS:
Deverão ser blindados, autoportantes, próprios para instalação ao tempo, com grau de proteção IP54, em pedestal ou em qualquer outro tipo de fixação, desde que apoiados pela base inferior. Devem ser constituídos por perfis de aço e fechados com chapas de aço, de 2mm (14MSG) de espessura mínima. As chapas deverão ser perfeitamente lisas, esmeradamente emassadas e pintadas.

SUBESTAÇÃO EM CONJUNTO BLINDADO:
Os Conjuntos Blindados ou Conjunto de Proteção e Manobra caracterizam-se por apresentarem as montagens eletromecânicas alojadas em cubículos construídos em chapas e perfilados metálicos, devem seguir a NBR IEC 62271-200. Quando instalados em locais sujeitos a ação corrosiva do meio ambiente (orla marítima, indústrias altamente poluentes, etc.), as chapas metálicas dos conjuntos blindados devem sofrer tratamentos especiais. As chapas e os perfilados metálicos, utilizados na construção dos Conjuntos Blindados, são dimensionados de acordo com os esforços mecânicos a que estão sujeitos.

Os Conjuntos Blindados podem ser de dois tipos:
▪ Conjunto Blindado Tipo Interno;
▪ Conjunto Blindado Tipo Externo.

A base de concreto para instalação dos Conjuntos Blindados deverá prever caixa em alvenaria sob o cubículo de entrada, para acomodação dos condutores do ramal de entrada subterrâneo e caixa em alvenaria sob o cubículo de saída quando a subestação de transformação for alimentada por ramal de saída subterrâneo. O recinto de instalação do conjunto blindado, deve ter dimensões adequadas para que seja observada a distância mínima de 0,70 m entre a extremidade das portas do conjunto blindado, quando abertas a 90°, e as paredes ou cerca ao redor do conjunto blindado. Deve ser reservada uma faixa com largura mínima de 1,00 m para permitir a livre circulação dos operadores, exceto quando a saída de gases estiver prevista na parte traseira do conjunto, devendo neste caso seguir as recomendações do fabricante.

OBSERVAÇÕES SUBESTAÇÕES BLINDADAS:
▪ Sob a área ocupada pela subestação não deve haver passagem de tubulações de gás, água, esgoto, telefone ou qualquer outro tipo de infraestrutura.
▪ Caso seja necessária a construção de escada (ou rampa) exclusiva para acesso a subestação localizada em outro nível que não o nível do solo, essa escada (ou rampa) deverá ser fixa e constituída de materiais incombustíveis, deverá ter inclinação adequada e ser provida de proteção nas laterais, devendo ser observado que não é permitida a utilização de escadas do tipo marinheiro ou caracol.